GUIA PRÁTICO A- | A+

O Vestibular

A Unesp implantou a partir de 2014 o Programa de Inclusão Social que visa destinar, gradativamente, até 2019, 50% das vagas oferecidas, em cada curso, a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas e 35% destas vagas, ou seja, 17,5% do total, a engressos das escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou índios (PPls).

No Vestibular 2019, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garantiu um mínimo de 40,7% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso ampliou a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que neste ano foi de 55,8% das vagas oferecidas.

Em cada curso de Graduação serão destinadas, no mínimo, 50% das vagas oferecidas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

O Concurso Vestibular Unesp 2020 será realizado por dois sistemas de inscrição: o Sistema Universal - SU e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública - SRVEBP.

Todos os candidatos que se inscreverem para o Concurso Vestibular Unesp 2020 estarão concorrendo pelo Sistema Universal, independentemente de atenderem às condições de inscrição no Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública.


PROVA DA 1ª FASE

A partir de 29.10 – Divulgação dos locais de exame no site www.vunesp.com.br.

15.11 - Prova de Conhecimentos Gerais.

04.12 - Divulgação do resultado e da lista de convocados para a segunda fase no site www.vunesp.com.br.


A partir de 25.10
Comum a todos os candidatos
Eliminatória e classificatória
90 questões objetivas (30 por Núcleo)
Duração: 4,5 horas

Núcleos
Linguagens e Códigos (30 questões)
Elementos da língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte.

Ciências Humanas (30 questões)
Elementos de história, geografia, filosofia e sociologia.

Ciências da Natureza e Matemática (30 questões)
Elementos de biologia, química, física e matemática


PROVAS DA 2ª FASE

04.12 - Divulgação dos locais de exame no site www.vunesp.com.br.

15.12 - Prova de Conhecimentos Específicos (Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática).

16.12 - Prova de Conhecimentos Específicos (Linguagens e Códigos) e Redação.

Para que seja utilizada a nota da parte objetiva da prova do Enem na nota da Prova de Conhecimentos Gerais da Unesp, indicar na ficha de inscrição se realizou o exame. Ver regras no Artigo 13, § 5º e 6º da Resolução Unesp 48/2019.

A consulta para obtenção das notas do ENEM na base de dados do INEP/MEC será realizada exclusivamente pelo número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) indicado no ato da inscrição. Na hipótese de o número do CPF cadastrado no ato da inscrição não ser localizado na base de dados do INEP/MEC, a nota do Enem não será considerada.

Atenção: Caso o INEP/MEC não disponibilize o percentual de acertos das provas objetivas do ENEM 2019 até 22 de janeiro de 2020, serão consideradas apenas as notas obtidas pelo candidato nas provas do Vestibular.

Dicas gerais para o exame vestibular
Estudar e rever conteúdos das matérias
Dedicar-se a todas as matérias
Muita leitura e redação
Acompanhar Blogunesp: http://blogunesp.vunesp.com.br/
Observar provas de anos anteriores
Sair de casa com bastante antecedência

Dicas para questões objetivas
É essencial treinar bem a leitura do enunciado e das respostas apresentadas, assim como ter conhecimento adequado do conteúdo abordado pelas questões.
Para se dar bem numa prova objetiva, leve em conta as seguintes cinco alternativas, todas corretas:
a) conhecer bem o conteúdo abordado;
b) entender que as respostas erradas são variações de maior ou menor porte das respostas certas;
c) aguçar sua capacidade de leitura do enunciado e da relação que este mantém, por acerto ou por erro, com as cinco respostas das alternativas;
d) criar um banco de dados com as formas de variação normalmente exploradas nas provas de vestibulares;
e) treinar muito, mas muito mesmo, para tornar o ato de fazer prova uma tarefa prazerosa, de decifração, e não um processo de adivinhação ou, como se costuma dizer, de chutes. “Chutologia” é um método bem pouco confiável, previsto pelos elaboradores.

Dicas para as provas discursivas
Apresente respostas diretas e enxutas que mostrem não apenas um raciocínio surgido do conhecimento e da análise, mas também a expressão desse raciocínio de forma clara e estruturada.
Tome cuidado com a estética! Respostas cheias de borrões e riscos de correção podem prejudicar a clareza necessária para um julgamento positivo dos examinadores.

Dicas para a redação
O melhor caminho é criar pelo menos um texto por dia, aproveitando não apenas propostas de manuais de redação e de vestibulares anteriores, mas focalizando também temas contemporâneos, que estão nos noticiários da mídia.
Só se aprende a escrever, escrevendo. É pela prática constante que chegamos ao domínio de qualquer atividade.
Para escrever textos que mereçam boas notas em qualquer prova, é preciso liberar o raciocínio, soltar as rédeas da imaginação e acionar o repertório científico e cultural.

Escreva, escreva, escreva, escreva…

Dicas para uma boa redação e respostas discursivas, no Blogunesp:
http://blogunesp.vunesp.com.br/