GUIA PRÁTICO A- | A+

O Vestibular

No Concurso Vestibular Unesp 2023 serão oferecidas 7680 (sete mil, seiscentas e oitenta) vagas.

Para o Sistema Universal (SU) serão oferecidas 3826 (três mil, oitocentas e vinte e seis) vagas.

Para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) serão oferecidas 3854 (três mil, oitocentas e cinquenta e quatro) vagas.

Das vagas destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, 1358 (mil, trezentas e cinquenta e oito) vagas serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas, no denominado Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (SRVEBP+PPI).Em cada curso de Graduação serão destinadas, no mínimo, 50% das vagas oferecidas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

O Concurso Vestibular Unesp 2023 será realizado por dois sistemas de inscrição: o Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Todos os candidatos que se inscreverem para o Concurso Vestibular Unesp 2023 concorrerão pelo Sistema Universal, independentemente de atenderem às condições de inscrição no Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública.


A taxa de inscrição será fixada pela Fundação Vunesp, ouvida a Reitoria da Unesp. O candidato que se enquadrar nos dispositivos da Lei Estadual nº 12.782, de 20/12/2007, terá redução de 50% no valor da taxa de inscrição.

A Fundação Vunesp oferecerá isenção de taxa a candidatos socioeconomicamente carentes, de conformidade com critérios a serem definidos, ouvida a Reitoria da Unesp. As inscrições para o Concurso Vestibular Unesp 2023 serão realizadas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa por meio de qualquer agência bancária.

As inscrições serão feitas por meio do site www.vunesp.com.br. É expressamente vedado ao candidato efetivar mais de uma inscrição no Concurso Vestibular Unesp 2023, sob pena de se anularem todas as que fizer.

Na ficha de inscrição para o Concurso Vestibular Unesp 2023, o candidato indicará:
I - o curso pretendido;
II - a cidade onde pretende realizar as provas;
III - se atende às exigências do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP);
IV - se autodeclara Preto, Pardo ou Indígena.

O candidato é inteiramente responsável pelos dados que fornecer na inscrição.

O candidato que declarar, no ato da inscrição, ter cursado integralmente o Ensino Médio em Escolas Públicas Brasileiras deverá manifestar, na mesma ocasião, interesse pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

O candidato, inscrito no Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, que se autodeclarar Preto, Pardo ou Indígena estará automaticamente inscrito no Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas (SRVEBP+PPI).

O candidato que, no ato da inscrição, não tiver concluído o Ensino Médio ou não o concluir durante a vigência deste edital e se declarar como candidato regular (e não como treineiro) estará sujeito à responsabilização nos termos da legislação vigente.

No ato da inscrição o candidato indicará se realizará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022, para fins de apuração de classificação.

As provas serão elaboradas conforme as Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio e o Currículo do Estado de São Paulo. O Concurso Vestibular Unesp 2023 será realizado em duas fases, sendo a primeira constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais e a segunda de uma prova de Conhecimentos Específicos e Redação.

Prova de Conhecimentos Gerais: composta de 90 questões objetivas, sendo 30 de cada uma das seguintes áreas especificadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia, filosofia e sociologia) e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, química, física e matemática).

Prova de Conhecimentos Específicos e Redação: composta de uma redação e de 60 questões objetivas, sendo 20 de cada uma das seguintes áreas especificadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia, filosofia e sociologia) e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, química, física e matemática).

A redação em língua portuguesa, de gênero dissertativo, avaliará as propriedades de progressão temática, coerência e coesão, privilegiando-se a modalidade escrita culta.

A prova da segunda fase será realizada em um único dia.

DATAS DA 1ª FASE
15.11.2022 – Prova de Conhecimentos Gerais.
05.12.2022 – Divulgação do resultado e da lista de convocados para a segunda fase no site www.vunesp.com.br.

PROVAS DA 2ª FASE
05.12.2022 – Divulgação dos locais de exame no site www.vunesp.com.br.
19.12.2022 – Prova de Conhecimentos Específicos e Redação.

Dicas gerais para o exame vestibular
Estudar e rever conteúdos das matérias
Dedicar-se a todas as matérias
Muita leitura e redação
Acompanhar Blogunesp: http://blogunesp.vunesp.com.br/
Observar provas de anos anteriores
Sair de casa com bastante antecedência

Dicas para questões objetivas
É essencial treinar bem a leitura do enunciado e das respostas apresentadas, assim como ter conhecimento adequado do conteúdo abordado pelas questões.
Para se dar bem numa prova objetiva, leve em conta as seguintes cinco alternativas, todas corretas:
a) conhecer bem o conteúdo abordado;
b) entender que as respostas erradas são variações de maior ou menor porte das respostas certas;
c) aguçar sua capacidade de leitura do enunciado e da relação que este mantém, por acerto ou por erro, com as cinco respostas das alternativas;
d) criar um banco de dados com as formas de variação normalmente exploradas nas provas de vestibulares;
e) treinar muito, mas muito mesmo, para tornar o ato de fazer prova uma tarefa prazerosa, de decifração, e não um processo de adivinhação ou, como se costuma dizer, de chutes. “Chutologia” é um método bem pouco confiável, previsto pelos elaboradores.

Dicas para a redação
O melhor caminho é criar pelo menos um texto por dia, aproveitando não apenas propostas de manuais de redação e de vestibulares anteriores, mas focalizando também temas contemporâneos, que estão nos noticiários da mídia.
Só se aprende a escrever, escrevendo. É pela prática constante que chegamos ao domínio de qualquer atividade.
Para escrever textos que mereçam boas notas em qualquer prova, é preciso liberar o raciocínio, soltar as rédeas da imaginação e acionar o repertório científico e cultural.

Escreva, escreva, escreva, escreva…

Dicas para uma boa redação, no Blogunesp:
http://blogunesp.vunesp.com.br/