GUIA PRÁTICO

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A- | A+

Matrícula

02.02.2018 (sexta-feira): Consiste na divulgação da lista geral de classificação que será composta por todos os candidatos classificados, obedecendo-se a ordem decrescente da nota final. A listagem oficial será publicada pelos sites http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br. Escolas preparatórias (cursinhos) e veículos de comunicação escrita, falada e eletrônica poderão divulgar os resultados e os procedimentos para matrícula, no todo ou em parte, mas nem a Vunesp nem a Unesp se responsabilizam pela exatidão dessa divulgação.

02 e 05.02.2018 (sexta e segunda-feira): O candidato cujo nome constar na lista geral de classificação que preencha os requisitos para matrícula, deverá confirmar seu interesse pela vaga por meio do site www.vunesp.com.br, das 10 horas do dia 02, sexta-feira, até as 16 horas de 05 de fevereiro de 2018, segunda-feira (horários de Brasília). O candidato que não confirmar o seu interesse será considerado desistente do processo e não será convocado para matrícula.

Atenção: A convocação dependerá do número de vagas de cada curso.


Os candidatos classificados por curso e por sistema de inscrição serão convocados por meio de chamadas, cujas listagens serão divulgadas pelo site www.vunesp.com.br.

A matrícula será realizada em duas etapas distintas e obrigatórias, conforme segue:



1ª ETAPA – Convocação e matrícula virtual

O candidato que constar na convocação deverá, obrigatoriamente, preencher o formulário online e enviar de forma eletrônica os documentos de matrícula pelo Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, mediante os seguintes passos:

1ª passo: acessar o site da Vunesp, no endereço eletrônico www.vunesp.com.br, clicar no link “Faça aqui sua matrícula virtual (online) pelo SISGRAD” ou acessar diretamente o endereço eletrônico http://sistemas.unesp.br/calouros. Imediatamente você será direcionado ao Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, onde deverá seguir as orientações contidas no mesmo.

2ª passo: tomar conhecimento das orientações fornecidas pelo Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, acessar e confirmar os dados do sistema, preencher o formulário online e transmitir de forma eletrônica os seguintes documentos digitalizados e legíveis para a matrícula virtual:

I - Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

II - Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente.

Atenção:

O candidato inscrito pelo SRVEBP + PPI deverá confirmar a autodeclaração de Preto, Pardo ou Indígena no formulário de matrícula virtual, sob pena de não ter sua matrícula validada.

O candidato inscrito pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) deverá encaminhar o Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, com a expressa indicação de ter cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.

A certificação pelo ENEM não pressupõe a frequência em escola pública e, desta forma, não poderá ser utilizada como documento válido para concorrência pelo SRVEBP e SRVEBP + PPI.

O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria da Educação.

3ª passo: Concluídos os passos anteriores, o candidato deverá acompanhar no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, a análise de sua documentação feita pela Seção Técnica de Graduação da Unesp. Havendo qualquer dúvida referente aos documentos apresentados, a informação constará no sistema e o candidato deverá providenciar a correção no prazo estipulado.

Calendário de convocação e matrícula virtual:

1ª Chamada:

07.02 (4ª feira) - Convocação: a partir das 10 horas

07 e 08.02 (4ª e 5ª feira) - Matrícula Virtual: das 10 horas do dia 07 até às 16 horas de 08.02.2018

2ª Chamada:

15.02 (5ª feira) - Convocação: a partir das 10 horas

15 e 16.02 (5ª e 6ª feira) - Matrícula Virtual: das 10 horas do dia 15 até às 16 horas de 16.02.2018

3ª Chamada:

20.02 (3ª feira) - Convocação: a partir das 10 horas

20 e 21.02 (3ª e 4ª feira) - Matrícula Virtual: das 10 horas do dia 20 até às 16 horas de 21.02.2018

4ª Chamada:

23.02 (6ª feira) - Convocação: a partir das 10 horas

23 a 26.02 (6ª e 2ª feira) - Matrícula Virtual: das 10 horas do dia 23 até às 16 horas de 26.02.2017

5ª Chamada:

28.02 (4ª feira) - Convocação: a partir das 10 horas

28 e 01.03 (4ª e 5ª feira) - Matrícula Virtual: das 10 horas do dia 28 até às 16 horas de 01.03.2017



Vagas remanescentes

Se após a 5ª chamada ainda restarem vagas, as convocações se darão por contato telefônico, e-mail ou outros meios que dispuserem as unidades da UNESP. Para tanto mantenha as informações cadastrais atualizadas.

Na hipótese de restarem vagas e não haver candidatos em lista de espera, será aberta a declaração de interesse em reopção.



2ª ETAPA – Matrícula presencial e entrega de documentos

A partir do momento em que o candidato tiver a sua matrícula virtual deferida no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, será notificado sobre a data da efetivação da matrícula presencial e a entrega dos demais documentos comprobatórios.

Local da entrega dos documentos de matrícula

O candidato deverá comparecer na Seção Técnica de Graduação da Unesp que oferece o curso, no dia e horário indicado no Sistema de Graduação da Unesp – SISGRAD, portando os documentos adiante informados.

Documentos exigidos para a matrícula presencial

A matrícula presencial para os cursos de graduação e por sistema de inscrição dependerá da apresentação de duas fotos 3x4, recentes, e de duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais, de cada um dos seguintes documentos:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;

- Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, quando for o caso;

- Certidão de Nascimento ou Casamento;

- Cédula de Identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro - RNE (que comprove sua condição temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;

- Título de Eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;

- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

- Certidão de registro administrativo expedida pela FUNAI, para os candidatos que se autodeclararam indígenas;

- Declaração devidamente assinada, conforme modelo do Anexo IV da Resolução Unesp nº 61/2016, para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos;

- Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.

O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar parecer de equivalência de estudos da Secretaria de Educação.

Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial, exceto para as línguas inglesa, francesa, espanhola e italiana.

Observação: O candidato menor de 18 anos de idade poderá cumprir todos os atos da matrícula, portanto, não haverá necessidade da assinatura dos pais ou responsável.

 

O candidato inscrito pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) deverá apresentar, no ato da matrícula presencial, o Histórico Escolar completo do curso de Ensino Médio ou equivalente, com a expressa indicação de o ter cursado e concluído integralmente em escola pública ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas. O candidato que se autodeclarar Preto ou Pardo, deverá, além de comprovar ter cursado e concluído todo o ensino médio em escola pública, apresentar declaração devidamente assinada, conforme modelo integrante do Anexo IV da Resolução Unesp nº 61/2016. O candidato que se autodeclarar indígena, deverá, além de comprovar ter cursado e concluído todo o ensino médio em escola pública, apresentar a certidão de registro administrativo expedida pela FUNAI.

O candidato que não comprovar ter cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola pública ou, quando for o caso, não comprovar ser de etnia indígena não terá a sua matrícula deferida, ficando excluído do Vestibular.

Atenção: Considera-se escola pública a instituição de ensino criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público, nos termos do inciso I, do art. 19, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, são consideradas particulares em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Também NÃO participam do SRVEBP, estudantes bolsistas de instituições privadas.

IMPORTANTE: A certificação pelo ENEM (portaria MEC nº de 10, de 20.05.2012 e portaria INEP nº 179, de 28.04.2014) não pressupõe a frequência em escola pública e, desta forma, não poderá ser utilizada como documento válido para concorrência pelo SRVEBP e SRVEBP + PPI.

 

A matrícula poderá ser feita por procuração, com firma reconhecida em cartório, na seguinte conformidade:

- por instrumento particular, se o outorgante for maior de 18 anos;

- por instrumento público e com assistência de um dos genitores ou do responsável legal, se o outorgante for menor de 18 anos. Para os candidatos menores de 18 anos, a presença de um dos pais ou do responsável legal dispensa procuração.

 

1. A ausência nas datas e horários fixados para matrícula e para confirmação de matrícula em qualquer sistema de inscrição, assim como a não confirmação de interesse por vaga pelos nomes constantes da lista de espera, redundará na perda da vaga, ficando o candidato excluído de qualquer convocação posterior.

2. Os ingressantes nos cursos de graduação da Unesp que se ausentarem das aulas consecutivamente, durante os vinte primeiros dias letivos, terão sua matrícula cancelada.

3. Em conformidade com o artigo 2º da Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, fica expressamente proibido uma mesma pessoa ocupar, na condição de estudante, simultaneamente, no curso de graduação, duas vagas, no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição pública de ensino superior em todo o território nacional.

4. Ingressantes que pretendam solicitar aproveitamento de estudos superiores já realizados deverão providenciar histórico escolar e respectivos programas cumpridos, conforme instruções da Seção de Graduação da Unesp.

5. ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o candidato deverá estar ciente de que o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de Graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar e diploma.