GUIA PRÁTICO

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

A- | A+

Acessibilidade

Candidato que necessite de condições especiais para realização das provas deverá, além de se inscrever pela internet e declarar a sua necessidade na ficha de inscrição, enviar pelo correio, em um único envelope postado até 10 de outubro de 2017, laudo emitido por médico identificado pelo nome e o seu número de registro profissional, que descreva com precisão a natureza, o tipo e o grau da deficiência, bem como as condições necessárias para a realização das provas.
O atendimento ficará sujeito à razoabilidade do pedido e à análise de viabilidade operacional.

Escrever no envelope:
Vestibular Unesp 2018
Provas Especiais
Rua Dona Germaine Burchard, 515
Água Branca
05002-062 - São Paulo, SP

A ausência dessas informações implica aceitação pelo candidato de realizar as provas em condições idênticas às dos demais candidatos.


Havendo necessidade de provas em tamanho ampliado, o candidato deverá indicar o grau de ampliação.

As provas são impressas em cores, portanto, o candidato daltônico, ou seja, que tenha falta de sensibilidade de percepção de determinadas cores deverá, também, seguir os mesmos procedimentos iniciais.

O candidato deficiente auditivo poderá solicitar acompanhamento de fiscal tradutor-intérprete de LIBRAS durante a realização das provas, se necessário.

O fiscal intérprete de LIBRAS efetuará a tradução das instruções de procedimentos de aplicação da prova, além de eventuais questões da prova, se assim for pedido pelo candidato.

Considerando que o objetivo do processo seletivo é aferir o domínio das competências cognitivas, avaliadas relativamente aos conteúdos programáticos dos quatro eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, incluindo Linguagens e Códigos, segundo as funções de observar, realizar e compreender, o fiscal intérprete de LIBRAS não poderá auxiliar o candidato na compreensão dos instrumentos avaliativos.

A correção da prova de redação dos candidatos deficientes auditivos será realizada em duas etapas, a primeira pelo critério padrão, e a segunda por banca específica, composta por, ao menos, um professor especialista em surdez e nas peculiaridades da escrita desses candidatos, considerando-se a coerência do texto e o seu conteúdo semântico, não valorizando excessivamente a forma, a ortografia e a estruturação gramatical.

 


Gestante, lactante, idosos, candidatos com mobilidade física reduzida eventual e internados (classe hospitalar)

O atendimento específico emergencial dar-se-á mediante solicitação à Fundação Vunesp com, no mínimo, quatro horas de antecedência do início de cada prova.

Se o candidato se encontrar internado em hospital localizado na cidade onde realizará as provas, a Vunesp designará fiscal para aplicação, desde que autorizada pelo médico e pela administração hospitalar.

Não serão aplicadas provas a candidatos em residência, nem em pronto-socorro, nem em ambulatório, nem em hospital localizado fora da cidade indicada na ficha de inscrição.